Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Sou Maria Tereza (Maitê Rodrigues). Adoro todo tipo de artes manuais, e principalmente decoração. Ultimamente tenho me dedicado mais à pintura... Acesse os links no lado direito da página - Arquivos do blog - para ver todos as postagens. Obrigada pela visita, e volte sempre para verificar as novidades!!!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Antes e Depois - Reaproveitar sempre!!!

Olá, querida(o) visitante!!
Que bom que você está aqui!!!
Hoje tenho uma novidade pra mostrar:  a reforma dos "sousplat", que uso no dia-a-dia,  e que já fazia um bocado de tempo que eu precisava encarar, pois estavam bem feinhos e tão velhinhos...
Já tinha pensado em  doá-los, e substituí-los por outros mais finos. Mas pra quem não se livra com facilidade de uma simples caixa de papelão, imagina se livrar desses descansos de madeira!!!... que, se não forem atacados por cupins, não vão se acabar tão cedo... só que não podiam mais ficar com aquela aparência tão mal tratada por mais tempo. Então, a saída era reformá-los, urgentemente, e foi o que fiz nesta semana.
Numa época em que só se fala em sustentabilidade; madeira de demolição; reaproveitamento; reciclagem... eu, logo eu,  não podia dar mau exemplo, ainda mais sendo tão apegaaaaaaada...

Veja o resultado:


Após dar uma boa lixada, mas sem tirar toda a tinta, pois queria deixar um matiz do verde, apliquei nos "sousplat" uma mistura que preparei com cola cascorez (cerâmica fria), base acrílica para artesanato, massa corrida e tingidor de madeira. Misturei tudo, e apliquei com pincel próprio para pátina, cobrindo toda a peça. Quando já estava quase seca, passei o pincel mais seco pra tirar os excessos, e no final, após secar bem, fui tirando a mistura com um pano úmido até ficar com a aparência que eu queria. Então fiz a decoupage com o guardanapo. Envernizei, encerei com vela, passei pano seco para polir e envernizei novamente, para protejer bem e ficar fácil de limpar.


Em seguida, a foto de como ele era antes da reforma... a foto não mostra realmente o quanto ele estava avariado.... mas estava... hehehe...


Agora, no entanto, a mesa fica mais bonitinha pra gente fazer as refeições. E aí, vai um cafezinho com bolo?



Por enquanto, estou satisfeita com o resultado.
E você, o que achou?
Deus abençoe ricamente a sua vida!
Até qualquer dia com mais novidades por aqui.
Abraços carinhosos.

Maitê Rodrigues

2 comentários:

  1. Maitê,
    Realmente deu um up legal nos seus sousplat. Ficaram lindos depois da reforma. Parabéns! Só de ler os passos a passo da reforma me cansei...rsrs...Muita coisa que vc fez. Mas o resultado ficou ótimo.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. nossa! que trabalhão vc teve! mas ficou impecável! numa loja, um conj desses é beeem caro, só por causa do "novo com cara de envelhecido", q foi isso que ele ficou! Parece uma peça nova que deve ter sido mt cara pq tem um efeito "envelhecido". Adorei!

    ResponderExcluir