Quem sou eu

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Sou Maria Tereza (Maitê Rodrigues). Adoro todo tipo de artes manuais, e principalmente decoração. Ultimamente tenho me dedicado mais à pintura... Acesse os links no lado direito da página - Arquivos do blog - para ver todos as postagens. Obrigada pela visita, e volte sempre para verificar as novidades!!!

sábado, 29 de outubro de 2011

Ambientes com Identidade - Construa o seu!

Olá, você que veio hoje!!!
Entre, fique à vontade pra olhar o que quiser, e obrigada pela visita!!!
Sabe, dia desses eu estava na cozinha, pensando no que postar aqui no blog, e, coincidentemente, também estava dando uma lida em algumas crônicas da Martha Medeiros no livro "Feliz por nada"... (já até comentei aqui sobre o livro) e eis que, de repente,  ascendeu a luzinha!!! Deparei-me com uma crônica lá pelo meio do livro: "Seu apartamento é feliz?". Então, tomo a liberdade de reproduzir um trechinho das palavras da Martha: "Li em algum lugar que só há uma regra de decoração que merece ser obedecida: para onde quer que se olhe, deve haver algo que nos faça feliz. O referido é verdade e dou fé. Não existe um único objeto na minha casa que não me faça feliz, pelas mais variadas razões: ou porque esse objeto me lembra de uma viagem, ou porque foi um presente de uma pessoa bacana, ....ou simplesmente porque é algo divertido e descompromissado, sem qualquer função prática a não ser agradar aos olhos.... .....  ..... A beleza de uma sala, de um quarto ou de uma cozinha não está no valor gasto para decorá-los, e sim na intenção do proprietário em dar a esses ambientes uma cara que traduza o espírito de quem ali vive."
Bom, eu, Maria Tereza (ou  Maitê) penso que não poderia encontrar palavras melhores do que essas da Martha para traduzir o que sinto em relação a dar personalidade ao lugar em que se vive, seja casa ou apartamento.
E, verdade, não precisamos gastar uma fortuna para decorar os cantinhos preciosos pra nós. As revistas e também os blogs de decoração não se cansam de nos ensinar, como, com coisas tão singelas, podemos personalizar nossos ambientes. 
Bom, e em homenagem à assertiva da Martha Medeiros,  hoje vou mostrar algumas fotos das imagens que eu podia ver enquanto lia, pois elas são da  cozinha, que está impregnada de história, aliás, toda a casa...

Essa duplinha de quadrinhos esteve disponível no Ateliê (postagem de 24/07/2011), mas de tanto olhar pra eles, achei que ficariam perfeitos na  cozinha, e acabei me apropriando...

Achei que ficaram ótimos alí em cima do móvel... e você?


Esses copinhos de licor estavam guardados dentro do bufet há anos, sem que fossem utilizados, então, resolvi que eles deveriam enfeitar a cozinha, ganhando a função de pequenos castiçais...  adooooro o formato deles... 
O quadrinho com cavalete, comprei no Mercado em Salvador. Ele tem um colorido lindo, e me faz lembrar um dia bem ensolarado como o que passamos por lá, e também a alegria das baianas com seus sorrisos sempre estampados nos rostos. Fico olhando pra elas, enquanto tomo o café à tarde...
Quanto ao copo com rosas amarelas, já disse antes, foi de uma promoção do supermercado Pão de Açúcar, pra comemorar o "L'anne du Brèsil en France".
Custo total dos adornos: insignificante!!!

E o que dizer desses copos de cerveja, que ganhei de presente de casamento, mas que praticamente nunca foram utilizados em 20 e poucos anos, e também a leiteira de aço inox, que estavam guardadíssimos?... Bom, eles se transformaram em vasos pra abrigar flores e frutinhas que enfeitam a vida, e ainda economizei, pois não tive que comprar vasos, né?...Se a ocasião for festiva, coloco flores naturais, mas no dia-a-dia eles ficam assim mesmo. Quanto ao freezer, sei que alguém deve estar achando muito ultrapassado todos esses imãs, mas eu adoro, porque são coloridos, me fazem lembrar dos lugares que visitei, de pessoas queridas que estão nas fotos. Enfim, enquanto eu não trocar de freezer eles ficarão aí onde estão...

Bem, acho que esse "post" já está muito longo; vou parar por aqui. Mas, antes, um conselho: você está com poucos enfeites pra dar uma alegrada na sua casa? Então, vasculhe aí nos armários, tenho certeza que vai encontrar alguma xícara, ou copo ou até mesmo uma leiteira fora de uso, que podem se transformar num lindo vaso, num piscar de olhos... é só colocar umas flores... que tal? "Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma!!!" quem disse isso mesmo? Lavoisier? E eu acrescento: ou se recicla, ou se reaproveita... Tente, invente, personalize seu ambiente!!! plim plim... hehehe...iihh, mais citações? não, não, já acabei.
Até qualquer dia, com mais novidades por aqui!!!
Deus abençoe ricamente a sua vida!!
Maitê Rodrigues

7 comentários:

  1. Olá Maitê, bom dia adorei seu post,realmente tudo que escreveu é verdade,tenho minha casa assim a minha cara,e ao longo de 25 anos que estou casada,foram tendo algumas mudanças,sei que minha personalidade foi se moldando e as coisas foram mudando,adoro decorar a minha casa com o que a natureza nos dá,galhos secos,pinhas e andando pelo parque achei uma coisa muito bonita,vou fazer um post para mostrar,beijinhos e um bom domingo

    ResponderExcluir
  2. Oieeeeeeee que bom receber sua visita e ver meu blog na lateral, ficquei muuuito feliz Maitê.
    Realmente quando decoramos nossa casa, ap., chácara.... sem se preocupar com o que os outros irão achar, fica mesmo a nossa cara, eu por exemplo adoooro cores vibrantes, arrisco em pintar paredes de fúcsia e verde kiwi, portas verde limão, quarto vermelho, teto preto,.... e todos que frequentam aqui se sentem bem, dizem que é a minha cara a decoração.
    As pulseiras estão liiindas, parabéns, bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post de 'utilidade pública' rs
    é verdade Maitê, temos muias coisas em casa que ficam escondidas por dentro os armários, pra quê? Vou dar uma vasculhada por aqui.
    Prometi à Isabela que iríamos fazer enfeites de feltro para o natal. Então no momento estou garimpando ideias na net pra tal projeto.
    Amei a cozinha, linda! Os quadrinhos, os vasinhos improvisados etc deram mais personalidade, ficou mais alegrinha!
    bjs amiga, não te esqueço. Se as vezes demoro a vir é pq estou enrolada hehehe
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Vc tem uma cozinha toda planejada, com um estilo até clássico, mas com seus enfeites deixa o ambiente cheio de personalidade, sua personalidade, isso é o gde barato de decoração. Com tão pouco dinheiro vc adicionou detalhes que fizeram a diferença.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Maite!

    Adorei o post! Meu apartamento é assim, eu adoro tudo o que está dentro dele, foi tudo escolhido com carinho, ou ganhado de alguém especial...

    Sua cozinha é um charme!

    Obrigada pelo apoio, a Isa está bem melhor e eu estou aproveitando o feriado para colocar o papo em dia!

    Bjs
    Ia

    ResponderExcluir
  6. Amiga, vim agradecer o carinho com a Isabela. Ela já é tua sobrinha postiça viu?!!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. passei por aqui e gostei muito desse cantinho.... se puder faça-me uma visitinha, ficarei muito feliz por ter você por lá!!!
    bjs
    ja te seguindo

    ResponderExcluir